Paul Poiret foi o primeiro costureiro a apresentar o
estilo Art Déco.
O seu interesse pelos trajes orientais influenciado
pela chegada dos Ballets Russos em Paris em 1909, trajando os figurinos
coloridos exóticos de Léon Bakst, o conduziram a estabelecer os princípios da
roupa moderna, que prioriza o conforto.
Mas, talvez a sua maior contribuição tenha sido
vincular a moda às artes, trazendo artistas talentosos para o seu atelier. Em
1908, encarregou Paul Iribe de ilustrar “Les Robes de Paul Poiret”. Em
1911, contratou Georges Lepape para realizar o seu segundo álbum, “Les
Choses de Paul Poiret”, ambos com edições de luxo limitadas, impressos em
papel de alta-qualidade, pelo método “pochoir”, baseado em técnicas
japonesas refinadas. Este método inovador trouxe uma mudança radical na relação
do designer com o ilustrador e o início de uma nova era que culminou nas
ilustrações Art Déco.
Entre os artistas que tiveram um papel de destaque
nesta arte estão também: George Barbier (autor do símbolo da pantera de
Cartier), Robert Bonfils, (criador do cartaz da Exposição de 1925, em Paris), Pierre
Brissaud, André Marty, Charles Martin e outros.
Shéhérazade, George Barbier, 1913.
Le Turban, from "Les Choses de Paul Poiret", Georges Lepape, 1911.
Fancy Dress Costume, "The Thousand and Second Night" Party, Paul Poiret, 1911.
Fancy Dress Costume, "The Thousand and Second Night" Party, Paul Poiret, 1911.
Le Collier Nouveau, Georges Lepape, 1913.
Ensemble du Soir, Paul Poiret, 1912.
Serais-Je en Avance?, Georges Lepape, Manteau de Théatre de Paul Poiret.
Coromandel, Manteau et Robe du Soir, George Barbier, 1913.
Chez Poiret, George Barbier.
Modèle Battick, Paul Poiret, 1911.
Fumée, Robe du Soir, George Barbier, 1921.