domingo, 2 de outubro de 2011

Marrocos Todos os Sentidos - Jasmin Mac/Jasmin Tapetes - Porto Alegre/RS

O Marrocos - em árabe, Al Maghreb el Aksa (Extremo Poente) - país do Maghreb situado no extremo noroeste da África, mescla herança africana, arquitetura moura e influências européias, reveladas em suas cidades imperiais, praias, montanhas, jardins exóticos e paisagens paradisíacas do deserto do Sahara.
É o reino das emoções: um país fascinante e cheio de magia, onde somos constantemente imersos em ondas de sensações.
Uma das características marcantes do Reinado do Marrocos, terra de mistura de culturas diversas, é ter mantido sua identidade ao longo da história; o país assimilou novas culturas, sim, mas não perdeu a sua alma!
No passado atraiu artistas, escritores e pintores que se deslumbraram com o jogo de cores: de ocres, de azuis profundos, de verdes claros, de rosa pastel, de vermelhos e dos contrastes, que compõem as paisagens, a arquitetura e objetos de arte deste país.
Delacroix, Majorelle, Henri Matisse revelaram o país com as suas pinturas.
A cidade de Casablanca foi imortalizada através de um clássico do cinema.
Tanger virou um hit para escritores como Paul Bowles. E Yves Saint-Laurent declarou sua paixão por Marrakech através da moda.
Outras cidades como Fez e suas dez mil vielas, Méknes e Rabat podem trazer a real dimensão deste mundo tão particular e misterioso.
No Marrocos, é possível ver o mundo em cores e movimentos que fazem a vida cotidiana parecer um conto das "mil e uma noites", com suas cidades fortificadas; medinas (cidade antiga) com praças repletas de bailarinos, músicos, tatuadores e encantadores de serpentes; souks (mercados); hammans, spas e uma gastronomia regada a especiarias das mais famosas do mundo. É um país em que a arte de viver e de acolher é também uma constante e a espiritualidade está por toda a parte.
A exposição "Marrocos Todos os Sentidos" será uma oportunidade para os seus visitantes conhecerem o país em suas tradições, cores e emoções como experimentaram todos aqueles que lá já estiveram.

Giselle Padoin
Curadoria

Ceres Storchi & Roberta Guerra
Espaço Cênico

Embaixada do Reino do Marrocos
Apoio