quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Marrakech: Cidade Vermelha - Moinhos Shopping - Porto Alegre/RS

If you have one day to spend in Morocco, spend it in Marrakech...it’s the most lovely spot in the world. (Winston Churchill)

É impossível resistir ao seu charme... Basta visitá-la uma vez para se encantar com a riqueza da sua história e cultura.

Marrakech é simplesmente assim! Capital da região Tensift-El Haouz, centro do Marrocos, é também chamada “Cidade Vermelha” ou “Al Hamra” - curiosamente, todas as cidades do país são definidas por uma cor básica das suas construções.


Em 1943, W. Churchill disse a Franklin Roosevelt: “É o lugar mais encantador do mundo”. A partir de então, a cidade tornou-se hip, atingindo o seu auge nos anos 60, quando a primeira onda de artistas e boêmios aventurou-se no Marrakech Express, incluindo os Rolling Stones e socialites como Talitha Getty. Yves Saint-Laurent também foi um deles: em 1966, apenas 10 dias após estar no Marrocos, comprou a sua primeira casa “Dar El Hanch” (“Casa da serpente”).



Marrakech fascina seus visitantes com verdadeiros tesouros: habitações ricamente decoradas com zelliges (mosaicos geométricos de cerâmica esmaltada e colorida, introduzidos no Marrocos no século XI), que formam infinitas composições presentes na maior parte das construções. Os palácios se destacam pelos moucharabiehs (janelas de madeira trabalhada que serviam para ver sem ser visto) e com seus tetos pintados, arcos, fontes e jardins nos pátios internos, com palmeiras e plantas exóticas. O labirinto das vielas da Medina (cidade antiga) e a grande praça central Jemaa el Fnaa - cujo nome significa “lugar dos mortos”; em outros tempos, ali eram exibidas as cabeças dos inimigos - cercada pelas cores e aromas dos souks (mercado), encantadores de serpentes, mágicos, mulheres tatuadoras e músicos que são um capítulo à parte, tornam Marrakech ainda mais cativante e revelam a hospitalidade de seu povo e a beleza de seus costumes!


Alguns dos prazeres deslumbrantes da cidade vermelha são o Jardim Majorelle (revitalizado por Yves Saint Laurent e Pierre Bergé), o Jardim La Ménara (antes reservado aos sultões e suas amantes), o minarete da mesquita Koutoubia, o Palácio Bahia, a Medersa Ali Ben Youssef e finalmente o ritual dos hammans. Além disto, o Hotel la Mamounia, com seus jardins espetaculares e uma atmosfera de “mil e uma noites” e os pequenos riads da Medina podem surpreender seus hóspedes com ambientes charmosos para exercitar todos os sentidos!



Mais do que tudo, Marrakech representa o exotismo e a magia de um “oásis aos pés do deserto” e esta mostra visa instigar a imaginação de seus visitantes com objetos que revelam uma pequena parte da cidade e de sua arte!

Curadoria
Giselle Padoin Custódio

Design
Ceres Storchi
Roberta Guerra

Apoio
Embaixada do Reino do Marrocos

Agradecimentos
Mariana Pohlmann