sexta-feira, 20 de julho de 2012

Beleza Grega

L'Européenne, c. 117-138 B.C., Musée du Louvre, Paris.

Em tempos de Olimpíadas em Londres é natural que as atenções se voltem também para a Grécia, país dos mitos, ninfas, musas e deuses, pois foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C., já faziam homenagens aos deuses, principalmente a Zeus, com a realização de competições. Mas, foi somente em 776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos. Isto mostra a importância que os gregos davam aos esportes e à manutenção de um corpo saudável.

A Grécia nos remete aos cânones absolutos de beleza, pois vem de lá os ideais estéticos do belo em que a harmonia das proporções está acima de tudo e cujo maior símbolo está na figura de Afrodite (Vênus), deusa da beleza. Sendo a mais bela de todas as deusas, Afrodite foi representada em diversas obras de arte gregas e imortalizou o ideal de beleza feminina da Grécia antiga.  Os artistas esculpiam a deusa com traços humanos perfeitos, distanciando-na cada vez mais de uma representação divina.

Os gregos idealizaram a beleza física marcada pela medida, simetria e proporção, foram os maiores escultores da história, tornando-se fonte de inspiração perpétua para diversos artistas, e influenciando para sempre a estética através de suas artes.

Aphrodite, "Venus de Milo", c. 100 B.C., Musée du Louvre, Paris.

Bust of Aphrodite, 2nd century B.C., Musée du Louvre, Paris.

Crouching Aphrodite, 3rd century B.C., Musée du Louvre, Paris.

Woman holding a mirror and a cosmetics box, c. 420-410 B.C., Musée du Louvre, Paris.

Dancing Maenad, 5th century B.C., Capitoline Museum, Rome.

Tanagras, 3rd century B.C., Greco-Roman Museum, Alexandria.

Violet Silk Delphos, Mariano Fortuny.

Grecian Evening Dress, Madame Grès, 1938.

Grecian Evening Dress, Madame Grès, 1938.

Roberto Capucci, 1960.