quarta-feira, 31 de outubro de 2012

L’Impressionnisme et la mode

Musée d´Orsay, 25/09/12-20/01/13

Nana, 1877, Édouard Manet

Corset - blue silk satin, 1880

Moda e arte compartilham algumas características e para os Impressionistas havia uma associação subjacente da vida contemporânea com a moda. Apesar de a moda não ter sido o único tema retratado por estes artistas de vanguarda, eles se inspiraram nas inúmeras ilustrações com cenas da Paris moderna e costumes de seus habitantes no século XIX. As pinturas de mulheres com refinados vestidos mostram claramente esta influência. Manet, um dos precursores do movimento, foi um dos artistas que se beneficiou da explosão de literatura de moda e das ilustrações do período e juntamente com Degas, Monet, Renoir formou o grupo dos maiores representantes desta arte revolucionária.

Cortesãs, atendentes de cabaré, balconistas, prostitutas e pequenos- burgueses são os protagonistas da nova vida social francesa registrada por estes “pintores da vida moderna”. As mulheres estão em destaque no cenário urbano e Paris recém-reformada com grandes avenidas, parques, lojas de departamento, divertimentos e prazeres converte-se na grande capital cultural; um mundo que apaixona todos os artistas.

A exposição, em cartaz no musée d’ Orsay, apresenta pinturas desta sociedade elegante do Segundo Império ao início da Terceira República, lado-a-lado com as roupas e acessórios que caracterizam a moda da época.


The Millinery Shop, 1884-89, Edgar Degas

Walking Dress, c. 1884

The Balcony, 1888-89, Édouard Manet

The Swing, 1876, Pierre Auguste Renoir

The Reception, 1878, Jean Béraud

The Reception, 1878, James Tissot

Women in the Garden, 1867, Claude Monet

Au Moulin Rouge, La Dance, 1890, Toulouse Lautrec

Day Dress, 1869

 
Family Portraits, 1867, Fréderic Bazille